Front-end e Back-end na prática: Trajetórias de desenvolvimento dti

4 minutes, 59 seconds Read

Como já adiantamos, o profissional de front-end tem como foco a parte externa do site ou plataforma, dessa forma, ele é responsável por aquilo que o usuário vê. Fazem parte dessa função trabalhar com acessibilidade, escaneabilidade, imagens, ícones e outros elementos gráficos. Descubra como a formação em tecnologia da DNC pode impulsionar sua carreira no desenvolvimento de software. Conheça os detalhes do programa educacional intensivo, projetos reais em parceria com grandes empresas e a metodologia de alto desempenho. Os servidores são responsáveis por armazenar dados, aplicações e sites, aguardando requisições HTTP de clientes para retornar uma resposta.

  • O front-end pode ser definido como a profissão que cuida da apresentação de um site.
  • Dessa forma, o programador Back End precisa conhecer algumas das linguagens PHP, Python, CSS, Java, Ruby.
  • Com uma abordagem criativa e inovadora, você será capaz de transformar o seu processo de vendas em algo divertido e eficaz, garantindo o sucesso e o crescimento do seu negócio.
  • Os bancos de dados, por sua vez, são como uma enorme fonte de informações, e é por meio deles que as aplicações se tornam dinâmicas.
  • Back-end se relaciona com o que está por trás das aplicações desenvolvidas na programação.

Já no front-end, é crucial criar uma experiência atraente e personalizada para os clientes, desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Como já deu para perceber, apesar de trabalharem nas mesmas plataformas e sites, as funções dos front-end, back-end e full stack são diferentes. Sendo assim, é uma profissão que está em constante crescimento e tem uma ampla gama de oportunidades. O back-end precisa levar em consideração a usabilidade e a rapidez que uma página consegue fornecer para os visitantes. Dessa forma, é um profissional extremamente importante, que trabalha em conjunto com o front para entregar uma boa experiência para o usuário. Em outras palavras, é trabalho do front-end integrar a estrutura do site com bancos de dados diversos para validação.

Tudo O Que Você Precisa Saber sobre Front-End e Back-End

A construção da estrutura do site por meio do HTML, seguida pela personalização do layout, cores, fontes e demais estilos por meio do CSS, é um processo dedicado e detalhado. Em resumo, o desenvolvimento de front-end é um processo complexo e essencial para garantir que um projeto web atenda às necessidades de seus usuários e ofereça uma excelente experiência ao visitante. Uma das principais áreas de atuação do programador back-end está relacionada à criação de bancos de dados e suas integrações, análises de falhas no site e correções de bugs, entre outros aspectos. São profissionais disputados no mercado, que além de lhe dar com front-end e back-end, muitas vezes também é esperado que lidem com o banco de dados e e configuração dos servidores nos quais a aplicação roda. No front-end para web, não temos uma divisão por linguagens, mas um grupo básico de tecnologias que poderíamos utilizar para o desenvolvimento de uma solução. Já para aplicativos, aí sim temos uma divisão básica entre as possibilidades, conforme você poderá acompanhar na sequência.

A segurança no desenvolvimento de front-end é de responsabilidade principalmente do usuário. Desenvolvedores de front-end se concentram sobretudo nos fluxos de trabalho de validação e autenticação de usuários. Seu usuário é responsável por vários aspectos de segurança do front-end, como manter a senha ou o dispositivo seguros. A segurança do front-end https://www.codecademy.com/profiles/web7269783829 se concentra nos componentes voltados para o usuário. Isso inclui formulários de entrada, scripts do lado do cliente e a experiência do usuário em fluxos de trabalho de segurança, como autenticação. No front-end, um navegador ou aplicativo cliente armazena dados em cache como uma imagem de cabeçalho na primeira vez em que o usuário os acessa.

Como a AWS pode apoiar o desenvolvimento de aplicativos?

Um programador que trabalha exclusivamente com o desenvolvimento de back-end tende a criar e dar manutenção em APIs a maior parte do tempo. Um curso especializado de desenvolvimento pode ajudar a decidir para qual lado sua personalidade pende mais, afinal, você poderá ver na prática um pouco de cada tecnologia e suas aplicações. Além de criar a parte gráfica da aplicação, também é de sua responsabilidade realizar a comunicação com o lado do servidor, ou seja, enviar https://dzone.com/users/5124419/tumpa54dfg.html e receber dados conforme a demanda, utilizando códigos complexos para isso. Afinal, é preciso conhecer essa tecnologia e entender suas evoluções para programar para web. Pessoas de todas as outras áreas em um time de TI podem se beneficiar com o conhecimento dessas áreas essenciais. O app progressivo, ou progressive web apps (PWA), é um site implementado para ser responsivo (adaptável a telas menores) e para oferecer uma experiência semelhante a de um aplicativo.

O HTML é usado para estruturar o conteúdo da página, o CSS é responsável pela estilização e aparência visual, e o JavaScript adiciona interatividade e dinamismo à página. O front-end, também conhecido como “lado do cliente”, é a parte de uma aplicação web com a qual os usuários interagem diretamente. Em outras palavras, é a interface que vemos e com a qual interagimos em um site ou aplicativo. Além https://www.atlasobscura.com/users/yafawo8305 disso, o back-end lida com questões de segurança, como autenticação de usuários, proteção contra ataques cibernéticos e gerenciamento de permissões de acesso. Também é responsável por integrar o site com outros sistemas e serviços, como bancos de dados, sistemas de pagamento e APIs de terceiros. Esses profissionais devem ser capazes de trabalhar com diversas tecnologias e linguagens de programação.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

I was constantly comparing the odds on this website to those of the best sports betting websites. saytga The highest bonus one can obtain is 300 USD or its equivalent value in various currencies. mostbet casino The wagering of the bonus can be done through one account in both computer and mobile versions simultaneously. mostbet uz online Full Cash Out and Fast Markets may also be on the bet slip. mostbet bukmekerlik kompaniyasi